Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/19 às 18h26 - Atualizado em 13/06/19 às 11h02

Doador O negativo tem senha preferencial em junho

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estendeu a liberação de senha preferencial para doador O negativo até 29 de junho. Não é preciso agendamento prévio. A medida visa a restabelecer o estoque desse grupo sanguíneo, que se encontra em nível abaixo do ideal.

 

De 1º a 9 de junho, o movimento de doadores caiu quase 40% na comparação com o mesmo período de 2018. Apesar disso, nos primeiros cinco meses deste ano, o Hemocentro de Brasília recebeu mais de 22,6 mil doações de sangue – aumento de 4% em relação a 2018.

 

São as doações regulares que mantém em níveis seguros o estoque estratégico da FHB, único banco de sangue público do Distrito Federal. Essa reserva estratégica abastece toda a rede pública do DF e hospitais conveniados de dois a sete dias, dependendo do hemocomponente (hemácia, plasma ou plaqueta), se não houver qualquer doação de sangue no período. A plaqueta é o hemocomponente com validade mais curta, de apenas cinco dias.

 

Dia Mundial do Doador

 

Para incentivar a doação de sangue, os hemocentros de todo o Brasil celebram nesta sexta-feira (14) o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde e faz referência ao nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o sistema ABO.

 

O Hemocentro de Brasília veiculará campanha nas redes sociais com o mote “Orgulho de ser ponto de encontro de quem quer fazer o bem”. O conteúdo visa a agradecer os mais de 53 mil doadores que compareceram à fundação em 2018, além de lembrar que já pode ser tempo de uma nova doação.

 

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar bem de saúde. O candidato não pode estar em jejum, deve vir bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, leite e seus derivados pelo menos 3 horas antes da doação. É fundamental manter-se hidratado e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

 

O atendimento no Hemocentro de Brasília é de segunda a sábado, das 7h às 18h. É preciso apresentar documento de identidade oficial com foto. Menores de 18 anos devem entregar autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião.

 

Atendimento à imprensa

 

Solicitação de dados e entrevistas: ascom@fhb.df.gov.br ou imprensa.fhb@gmail.com

Para outras informações: (61) 3327-4458

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.