Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/21 às 11h04 - Atualizado em 16/03/21 às 15h50

Ouvidoria do Hemocentro é destaque no Distrito Federal

COMPARTILHAR

 

Um dos principais mecanismos de participação social da administração pública, as ouvidorias desempenham papel fundamental na melhoria dos serviços prestados à população. Na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) não é diferente. Integrante do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo-DF), implantado em 2012, a Ouvidoria do Hemocentro atua como um setor especializado no recebimento e resolução de manifestações de doadores de sangue, pessoas com coagulopatias hereditárias atendidas no ambulatório da instituição e servidores da hemorrede hospitalar pública do Distrito Federal.

 

Em 2020, o índice de resolutividade da Ouvidoria da FHB – obtido por avaliação feita pelo cidadão após receber a resposta definitiva à sua manifestação no sistema OUV-DF – foi de 76%, superando a meta de 70% pactuada para o ano. Ao todo, foram recebidas 1.263 manifestações ao longo do último ao, entre elogios, sugestões, reclamações e denúncias. Também em 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez, o número de elogios superou o de reclamações: 626 (49%) em comparação com 392 (31%).

 

“A atuação da Ouvidoria hoje no Hemocentro já é vista como um serviço de qualidade e de relevância institucional, pois funciona como instrumento de gestão na busca por um serviço de melhor qualidade para os nossos usuários”, explica a presidente do Hemocentro, Bárbara Simões.

 

Segundo dados da Ouvidoria-Geral do Governo do Distrito Federal, a Ouvidoria do Hemocentro representa 5,7% das sugestões recebidas por usuários de todos os serviços do DF por meio do OUV-DF. Ela também responde por 6% de todos os elogios encaminhados à administração pública local. Os números colocam a FHB no ranking das cinco instituições do GDF com mais demandas classificadas como sugestões e elogios.

 

A Ouvidoria da FHB conta com uma equipe responsável por registrar elogios, sugestões, denúncias e reclamações de doadores, pacientes, servidores, estagiários e demais prestadores de serviço da instituição, além de analisar as pesquisas de satisfação disponíveis para doadores de sangue, pacientes do ambulatório e em hospitais da hemorrede pública da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

 

É também a Ouvidoria a responsável por analisar pedidos recebidos por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) em relação aos assuntos de sua competência. A atuação da instituição no campo da transparência é reconhecida ainda pelo prêmio Índice de Transparência Ativa (ITA) da Controladoria-Geral do DF (CGDF), no qual o Hemocentro foi premiado nos últimos quatro anos (2017-2020).

 

Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência

 

Em comemoração ao Dia do Ouvidor, 16 de março, o Hemocentro promove, entre 15 e 19 de março, a Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência da FHB. Organizado pela primeira vez na instituição e tendo os servidores do Hemocentro como público-alvo, o evento contará com palestras on-line e campanha educativa com o objetivo de aproximar a Ouvidoria dos demais setores da instituição, reforçando a compreensão sobre temas importantes para a participação social na administração pública.

 

A abertura do evento foi realizada nessa segunda-feira (15), com a palestra “Integridade: da teoria à prática”, ministrada pela chefe da Assessoria de Integridade e Gestão de Risco da FHB, Franciele Coury, transmitida na plataforma Google Meet. Nesta quarta (17), às 14h30, as questões relacionadas a assédio moral e sexual no ambiente de trabalho serão abordadas na palestra “Assédio na Administração Pública: Combate e Prevenção”, com a chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral do DF (CGDF), Michelle Heringer, também pela ferramenta virtual.

 

Fale com a Ouvidoria

 

A Ouvidoria pode ser acionada presencialmente, pelo site OUV-DF ou pelo telefone 162. Por fazer parte de um sistema centralizado, o setor do Hemocentro é capaz de registrar demandas para quaisquer órgãos, secretarias ou administrações regionais do Distrito Federal.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.