Governo do Distrito Federal
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15/05/18 às 16h09 - Atualizado em 20/06/23 às 11h33

Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias

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  1. O que é o ambulatório?
  2. Quem pode ser atendido?
  3. Horário de atendimento, tempo de espera e requisitos
  4. Prioridades de atendimento
  5. Orientações para fazer exames
  6. Atenção farmacêutica
  7. Entrega domiciliar

 

O que é o ambulatório?

 

O centro de referência de coagulopatias hereditárias no Distrito Federal é o ambulatório da Fundação Hemocentro de Brasília, onde é feito o tratamento de doenças hemorrágicas como hemofilia e Doença de Von Willebrand. A unidade também é responsável pela coleta de sangue de pacientes com indicação de transplante e de possíveis doadores (estudo familiar) para realização de exames.

 

A equipe do ambulatório é multiprofissional e conta com as especialidades de hematologia clínica e pediátrica, enfermagem, serviço social, fisioterapia, psicologia, odontologia e atenção farmacêutica.

 

 

Quem pode ser atendido?

 

O atendimento multiprofissional de pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e de pacientes candidatos a transplantes são realizados de modo presencial e conforme protocolo da instituição.

 

Paciente com coagulopatias hereditárias: Necessário apresentar relatório médico.

 

Paciente em investigação clínica para coagulopatias hereditárias: Necessário apresentar encaminhamento realizado por médico hematologista para investigação clínica. Após o diagnóstico, o paciente é cadastrado no sistema Hemovida Web Coagulopatias do Ministério da Saúde e acompanhado pela equipe multiprofissional, conforme protocolo estabelecido.

 

Paciente com indicação de transplante: Necessário apresentar encaminhamento realizado por médico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal ou de hospitais conveniados com o Hemocentro de Brasília.

 

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Horário de atendimento, tempo de espera e requisitos

 

O Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias realiza atendimentos distintos. Desta forma, para cada modalidade de atendimento, há previsão de horários e de tempo de espera diferentes.

 

Atendimento ambulatorial: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 18h. Necessário agendar pelos telefones (61) 3327-1671 ou (61) 3327-4423, ou pelo Whatsapp (61) 99140-0173. Os atendimentos são agendados previamente para o período matutino ou vespertino, e o tempo estimado para a conclusão do atendimento é variável, pois depende da demanda individual de cada paciente. Em média, uma consulta médica tem a duração de 30 minutos. O mesmo ocorre para os atendimentos de fisioterapia, serviço social, psicologia, odontologia e enfermagem.

 

Requisitos básicos para atendimento no ambulatório:

  • Estar agendado (OBS: em caso de intercorrência, é possível o atendimento sem marcação, durante o horário de funcionamento da unidade);
  • Apresentar documento de identidade oficial com foto;
  • No caso de paciente menor de idade que não possui documento de identidade, apresentar a certidão de nascimento original ou cópia autenticada juntamente com o documento oficial com foto do responsável legal que o esteja acompanhando no atendimento;
  • Estar cadastrado no sistema Hemovida Web Coagulopatias do Ministério da Saúde, se paciente com diagnóstico confirmado;
  • Apresentar prescrição médica original e vigente;
  • Em situações excepcionais (cirurgias eletivas, procedimentos invasivos, etc.), apresentar também relatório médico.

 

Coleta de sangue para exames: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h30 às 10h30. Necessário agendamento prévio na recepção do ambulatório, mediante apresentação do encaminhamento médico, ou pelo Whatsapp (61) 99140-0173, com envio da requisição médica e apresentação do documento original no dia de atendimento. Os pacientes são atendidos por ordem de chegada. O tempo estimado para a conclusão do atendimento é de 30 a 60 minutos, de acordo com a demanda do dia.

 

Atenção farmacêutica: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 11h e das 14h às 17h. Necessário agendar com antecedência mínima de 24 horas pelos telefones (61) 3327-1671 ou (61) 3327-4423, ou pelo Whatsapp (61) 99140-0173. O paciente precisa estar cadastrado no sistema Hemovida Web Coagulopatias do Ministério da Saúde. O tempo estimado para a conclusão do atendimento é de 40 a 60 minutos.

 

 

 

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Prioridades de atendimento

 

O público atendido no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias é composto por pacientes portadores de doenças graves que possuem previsão de prioridade de atendimento. Como todos os pacientes são prioritários, o atendimento é realizado por ordem de chegada.

 

Orientações para fazer exames

 

Coleta de sangue para exames relacionados a transplante:

  • Estar agendado;
  • Apresentar documento de identidade oficial com foto;
  • Apresentar solicitação de exames para transplante devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo médico solicitante.

 

Coleta de sangue para exames de coagulação:

  • Estar agendado;
  • Apresentar documento de identidade oficial com foto;
  • Estar em jejum de, no mínimo, quatro horas;
  • Estar clinicamente estável;
  • Apresentar prescrição médica ou trazer medicamento em uso.

 

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Atenção farmacêutica

 

A farmácia do Hemocentro de Brasília dispensa os seguintes medicamentos, fornecidos pelo Ministério da Saúde, a pacientes com coagulopatias:

 

  • Concentrado de Complexo Protrombínico – CCP (fatores de coagulação II, VII, IX e X em combinação);
  • Complexo Protrombínico Parcialmente Ativado – CPPA (fatores de coagulação II, VII, IX e X nas formas ativadas em combinação);
  • Concentrado de Fator IX de coagulação (hemoderivado);
  • Concentrado de Fator VIII de coagulação (hemoderivado);
  • Concentrado de Fator VIII de coagulação (recombinante);
  • Concentrado de Fator recombinante de coagulação VIIa (Alfaeptacogue);
  • Concentrado de Fator VIII de coagulação + Fator de von Willebrand (hemoderivado);
  • Concentrado de Fibrinogênio;
  • Concentrado de Fator XIII (hemoderivado);
  • Desmopressina;
  • Ácido tranexâmico.

 

Confira aqui o horário de atendimento.

 

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Entrega domiciliar

 

Pacientes com hemofilia grave ou moderada que fazem tratamento profilático mantêm acompanhamento regular e periódico no Hemocentro e residem no Distrito Federal podem receber o fator de coagulação em casa. É preciso que a prescrição esteja vigente e de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

 

A entrega domiciliar é feita em um veículo com refrigeração exclusiva para a medicação. Um servidor do Hemocentro acompanha o transporte e confere lote e validade de todas as caixas de fator de coagulação na farmácia da instituição e no momento da entrega. Para cada paciente, há uma ficha de controle em que se registram os lotes recebidos e devolvidos após o uso.

 

Na residência, verifica-se se o fator ainda disponível está dentro da validade e se há insumos em quantidade suficiente para a infusão. O lixo hospitalar – frascos de medicação e caixa com perfurocortantes – também são recolhidos para terem a destinação correta.

 

Para mais informações sobre a entrega domiciliar, fale com o médico do ambulatório durante sua consulta.

 

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Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

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