A Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) é um serviço disponibilizado para atender a doadores de sangue de diferentes regiões do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do Hemocentro em um ônibus adaptado e equipado para receber os voluntários.
Os doadores de sangue poderão realizar o agendamento para a Unidade Móvel pelo site Agenda DF. Ao fazer login na plataforma, o interessado deve selecionar a opção “Unidade Móvel” e escolher o melhor horário para a doação.
Instituições públicas ou privadas localizadas dentro do Distrito Federal que possuam estrutura para receber o ônibus da Unidade Móvel. Os pré-requisitos para a coleta externa são:
É importante destacar que um dos critérios básicos para a doação de sangue é que o candidato esteja em boas condições de saúde, dessa forma, tecnicamente é inviável buscar candidatos para a doação em áreas hospitalares, de unidades básicas de saúde ou unidades de pronto atendimento, uma vez que o público desses estabelecimentos está a procura de assistência médica, o que pode causar inaptidão dos candidatos, trazendo ineficiência ao serviço.
A instituição interessada deverá entrar em contato com a Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores (Gcro) do Hemocentro de Brasília pelo WhatsApp (61) 99136-2495, pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447 ou pelo e-mail hemocentro@fhb.df.gov.br.
O contato deverá ser feito com a antecedência de pelo menos 30 dias da data programada para a coleta externa.
Após a solicitação, um servidor do Hemocentro entrará em contato para agendar uma visita técnica ao local. Verificada a viabilidade de realização do serviço, será firmado um Termo de Compromisso.
A Unidade Móvel estará disponível para funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Sim, mas é necessário que o Hemocentro verifique a viabilidade de funcionamento da Unidade Móvel em paralelo ao evento.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.