ATENÇÃO! Concursos públicos que exigem “atestado ou laudo médico que comprove que o candidato efetuou doação de medula óssea” se referem às pessoas que efetivamente passaram pelo processo de DOAÇÃO para transplante, não apenas o CADASTRO como doador. O Hemocentro de Brasília não emite esse tipo de documento para cadastrados no Redome. |
O atendimento para cadastro como doador voluntário de medula óssea é realizado mediante agendamento prévio. Agende seu atendimento individual pelo site agenda.df.gov.br. Esse serviço não é agendado por telefone.
O interessado deve comparecer ao Hemocentro de Brasília, no dia e horário em que estiver agendado, com seu documento de identidade oficial com foto.
Será retirada uma amostra de sangue para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas do doador. Essas informações e os dados cadastrais do doador são enviados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Os dados do doador serão constantemente cruzados com os dados de pacientes que necessitam de transplante para verificar a compatibilidade. O doador permanece no registro nacional até completar 60 anos de idade. Por isso, é importante manter os dados pessoais atualizados, principalmente os telefones de contato, no site redome.inca.gov.br.
O atendimento para cadastro para doação de medula óssea é das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O horário para o início do atendimento deve ser agendado previamente e o tempo do registro até o fim da coleta é estimado em 30 minutos.
Pessoas com deficiência, conforme previsto em lei.
A carteira de doador de medula óssea é emitida pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Três dias úteis após o cadastro no Hemocentro, é possível acessar e baixar a carteirinha e a declaração de doador pelo aplicativo do Redome. Procure por “Redome” na loja de aplicativo do seu celular. O app é gratuito e está disponível para aparelhos Android e iOS.
No Hemocentro de Brasília, é feito apenas o procedimento de coleta da amostra de sangue e o envio das informações cadastrais e genéticas do voluntário ao Redome (saiba mais aqui). A doação de fato e o transplante de medula óssea não ocorrem no Hemocentro.
Para detalhes sobre como a medula óssea é extraída do doador e outras dúvidas sobre o procedimento, acesse o site do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.