Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/12/18 às 16h18 - Atualizado em 13/09/21 às 16h44

Pesquisa

.
Nesta página, você encontra todas as informações sobre apresentação de projeto de pesquisa junto ao Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (CPDI) da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Você também pode baixar o conteúdo completo no fim da página, na parte de downloads.

 

Para contatar o comitê, ligue para (61) 3306-1085 ou envie um e-mail para cpdi@fhb.df.gov.br.

 

Leia todas as informações abaixo, ou clique no índice a seguir:

  1. Documentação
  2. Submissão ao CPDI
  3. Análise da documentação pelo CPDI
  4. Parecer do CPDI
  5. Decisão institucional sobre a pesquisa
  6. Ciência ao pesquisador responsável
  7. Início da coleta de dados na FHB
  8. Ciência ao setor da FHB envolvido
  9. Acompanhamento da pesquisa
  10. Conclusão da pesquisa
  11. Fluxo do processo de pesquisa na FHB
  12. Cronograma de reuniões do CPDI
  13. Download de modelo de documentos
  14. Dúvidas frequentes sobre desenvolvimento de pesquisa na FHB

 

 

Documentação

 

O pesquisador responsável deve providenciar os documentos abaixo para a realização da pesquisa no Hemocentro de Brasília:

 

  1. Carta de encaminhamento do projeto de pesquisa ao CPDI;
  2. Projeto de pesquisa com, no mínimo: resumo, introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma, planilha de orçamento do projeto de pesquisa, data e assinatura do pesquisador;
  3. Currículo do pesquisador responsável, do orientador (caso a pesquisa seja referente a uma atividade acadêmica) e dos demais integrantes da equipe de pesquisa (Lattes ou modelo institucional);
  4. Termo de concordância de instituição coparticipante ou termo de anuência institucional (modelos do CEP-Fepecs);
  5. Termo de compromisso e responsabilidade do pesquisador (modelo institucional);
  6. Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), TCLE do responsável, termo de assentimento livre e esclarecido (TALE) ou requerimento de dispensa de TCLE/TALE, dependendo do caso (modelos do CEP-Fepecs).

 

Voltar ao topo

 

 

Submissão ao CPDI

 

O pesquisador responsável deve enviar ao Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (CPDI) os documentos necessários para aprovação da realização da pesquisa. O envio por servidores da FHB é feito via SEI. Já os pesquisadores externos devem encaminhar a documentação para o e-mail do comitê (cpdi@fhb.df.gov.br).

 

Voltar ao topo

 

 

Análise da documentação pelo CPDI

 

A presidência do CPDI analisa se a documentação entregue está de acordo com as normas vigentes. Se não estiver, o pesquisador responsável será contatadoe orientado pela presidência do comitê. Caso a documentação esteja adequada às
normas, o presidente enviará para um membro relator do CPDI o projeto e os documentos associados do processo pleiteante.

 

Voltar ao topo

 

 

Parecer do CPDI

 

A discussão da análise dos projetos se inicia pelo parecer do relator, seguida das observações do correlator (se for o caso). Depois deles, outros membros voluntariamente podem apresentar seu  ponto de vista. O parecer final do CPDI é composto pela junção do parecer do relator com as complementações dos demais membros, quando houver. O parecer pode ser favorável, pendente, não favorável à aprovação, arquivado, suspenso ou retirado.

 

Voltar ao topo

 

 

Decisão institucional sobre a pesquisa

 

Com parecer favorável do CPDI, o projeto é apreciado quanto ao interesse institucional pela Presidência da FHB ou pelo chefe da Divisão Técnica, conforme local de realização da pesquisa e/ou área de interesse. Se aprovado, a Alta Direção do Hemocentro assina a folha de rosto (caso a FHB seja a instituição proponente) e o termo de anuência institucional. O pesquisador responsável deve encaminhar esses documentos, juntamente com a pesquisa, ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

 

Voltar ao topo

 

 

Ciência ao pesquisador responsável

 

A Presidência do CPDI informa ao pesquisador responsável a decisão institucional sobre o projeto apresentado. Se o pleito for acolhido, a ciência será acompanhada das orientações sobre o início dos trabalhos. Caso contrário, a ciência será
acompanhada das justificativas pertinentes.

 

Voltar ao topo

 

 

Início da coleta de dados na FHB

 

A Presidência do CPDI informa ao pesquisador responsável a decisão institucional sobre o projeto apresentado. Se o pleito for acolhido, a ciência será acompanhada das orientações sobre o início dos trabalhos. Caso contrário, a ciência será
acompanhada das justificativas pertinentes.

 

Voltar ao topo

 

 

Ciência ao setor da FHB envolvido

 

A Presidência do CPDI dá ciência ao responsável do setor da instituição envolvido, encaminhando cópia do projeto aprovado e respectivo parecer de aprovação. O desenvolvimento da pesquisa deve ser acompanhado pelo responsável do setor, de acordo com a evolução descrita no projeto.

O responsável do setor da FHB onde será desenvolvida alguma etapa da pesquisa pode solicitar uma reunião inicial com o pesquisador responsável e a Suenp para pactuar um fluxo de desenvolvimento do cronograma da pesquisa, de maneira que a rotina setorial não seja prejudicada e o pesquisador tenha clareza das atividades necessárias.

 

Voltar ao topo

 

 

Acompanhamento da pesquisa

 

O desenvolvimento da pesquisa é monitorado pela Subseção de Ensino e Pesquisa (Suenp) do Hemocentro e pelas chefias dos setores envolvidos por meio dos relatórios semestrais, relatório final e emendas ao projeto (se for o caso). Caso não sejam enviados, o pesquisador será notificado para encaminhar os documentos.

O pesquisador e as chefias dos setores envolvidos devem respeitar o cronograma da pesquisa aprovado pelo CPDI e CEP. Qualquer modificação deve ser notificada para a Suenp.

 

Voltar ao topo

 

 

Conclusão da pesquisa

 

Após a conclusão da pesquisa, a produção científica deve ser encaminhada ao Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da FHB. Qualquer publicação decorrente do referido trabalho deve fazer menção à Fundação Hemocentro de Brasília como local de execução.

 

Voltar ao topo

 

Fluxo do processo de pesquisa na FHB

 

Clique na imagem para ampliar

 

 

 

Cronograma de reuniões do CPDI

 

Conforme regimento interno e plano anual de trabalho do comitê, estão previstas reuniões ordinárias mensais para análise das demandas e aprovação dos projetos de pesquisas na FHB. Essas reuniões serão pautadas com antecedência mínima de uma semana e convocadas por meio de processo SEI. As reuniões são documentadas em atas e contam com a presença mínima de mais da metade de seus membros. Pode, ainda, haver convocação extraordinária de reuniões pelo presidente ou por solicitação da maioria simples dos membros, caso haja necessidade.

 

Cronograma de reuniões do CPDI

2º semestre de 2021

09 de julho
13 de agosto
10 de setembro
15 de outubro
12 de novembro
10 de dezembro

 

 

Voltar ao topo

 

 

Modelos de documentos para download

 

 

Voltar ao topo

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.