Já pensou em reunir seus colegas de trabalho, o time da academia ou o grupo da igreja para promover uma boa ação? O Hemocentro de Brasília oferece transporte gratuito e material informativo digital para engajar grupos interessados em doar sangue e fazer o cadastro como doador de medula óssea.
Para isso, basta entrar em contato com a equipe de captação do Hemocentro para receber instruções de como organizar seu grupo, agendar a participação, conhecer recomendações para doar sangue/medula óssea e esclarecer dúvidas.
Para os grupos que realizarem o agendamento da doação em grupo, oferecemos a possibilidade de realizar uma palestra. As palestras são agendadas na modalidade on-line, com o intuito de orientar os candidatos à doação sobre as condições básicas, esclarecimento de dúvidas e mitos acerca da doação. Clique aqui para saber mais.
Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores
(61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447
(61) 9-9136-2495 (Whatsapp)
hemocentro@fhb.df.gov.br
Dúvidas mais comuns sobre a doação em grupo:
1. É preciso agendar?
Sim! É importante agendar e informar o número de doadores no grupo, para que o Hemocentro organize a escala de atendimento e para evitar que vários grupos cheguem ao mesmo tempo, causando grande espera. O agendamento é feito com a Subseção de Captação.
2. O grupo tem senha preferencial?
Grupos não recebem senha preferencial. Esse atendimento é para idosos, pessoas com crianças de colo até dois anos, pessoas com deficiência, doadores por aférese e fenotipados.
3. Quero solicitar transporte para meu grupo. Quais são os critérios?
O transporte está disponível para um grupo mínimo de 10 doadores e atende em qualquer localidade dentro do Distrito Federal, fazendo o trajeto de ida ao Hemocentro e volta ao ponto onde buscou o grupo. É vedado o transporte de menores de 18 anos, exceto jovens de 16 e 17 anos com autorização para doar sangue. Além disso, todos os passageiros devem ser transportados sentados.
4. Qual o melhor dia para a doação em grupo?
Os horários de menor movimento são de segunda a quarta-feira, pela manhã ou à tarde. Um grupo de 10 pessoas, por exemplo, leva no máximo duas horas nesses dias para passar por todo o processo de doação (do registro à coleta).
5. Posso fotografar a doação?
O registro individual de imagens é permitido. Vale destacar que, por questões de segurança, o acesso à sala de coleta é restrito aos doadores, mas pode-se solicitar que um servidor da instituição fotografe o doador. A Assessoria de Comunicação Social do Hemocentro também pode ser acionada para acompanhar fotógrafos ou fazer o registro para o grupo.
6. O que preciso para organizar uma doação em grupo?
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.