A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) é vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e foi constituída pela Lei nº 206 de 12 de dezembro de 1991 com personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, de caráter científico-tecnológico, educacional e de prestação de serviços à população do DF. Até a criação da FHB, o primeiro “Hemocentro de Brasília” era uma gerência do antigo Instituto de Saúde do DF, hoje Laboratório Central (Lacen-DF). A sede foi construída em 1984 com área de 3.560 m² no Setor Médico Hospitalar Norte.
O Decreto 14.937 de 13 de agosto de 1993 aprovou o Estatuto da FHB e atribuiu à instituição a coordenação do Sistema de Sangue, Componentes e Hemoderivados (SSCH), com o objetivo de integrar todos os bancos de sangue da então Fundação Hospitalar do Distrito Federal. A centralização das atividades possibilitou a modernização do controle do sangue e hemocomponentes com padronização de metodologias e reagentes, atualização de técnicas, maior economia e segurança transfusional. Em 2012, a FHB tornou-se o centro de referência para o tratamento das coagulopatias hereditárias no DF, em especial as hemofilias.
O Hemocentro tem como missão garantir o fornecimento de sangue e seus componentes para abastecimento da rede de saúde pública do DF com qualidade assegurada, além de oferecer suporte aos transplantes no DF e atendimento ambulatorial multidisciplinar aos portadores de coagulopatias hereditárias no DF. A responsabilidade da instituição se estende ao suprimento de insumos e equipamentos e à coordenação das 13 agências transfusionais dos hospitais públicos do DF.
O estoque de sangue da FHB é monitorado em tempo real por um sistema informatizado próprio. Dessa forma, quando é identificado qualquer risco de sua redução, imediatamente são desencadeadas medidas de mobilização de doadores. Os meios de chamar a população variam entre mensagens, e-mails, uso de redes sociais e mídia. Nos últimos anos, o número de doações vem crescendo no Distrito Federal, em média 1,5%. Em 2017 o Hemocentro recebeu 50.533 doações, o que correspondeu a 74.877 transfusões de hemocomponentes. São, em média, 4.700 doações ao mês.
Educação e tecnologia
Além do serviço de coleta de sangue, o Hemocentro capacita voluntários multiplicadores para mobilização de doadores e promove ações educativas voltadas aos potenciais doadores, como o projeto Doador do Futuro, e oferece treinamentos aos profissionais de saúde a respeito do uso adequado do sangue e hemoderivados, assim como o atendimento aos pacientes portadores de coagulopatias hereditárias.
Em relação ao parque tecnológico, a FHB possui o único Laboratório de Imunologia de Transplantes (LIT) do Distrito Federal, que realiza todos os exames que dão suporte aos transplantes de órgãos. O LIT é também responsável pelos exames de cadastramento dos candidatos à doação de medula óssea no sistema coordenado pelo Ministério da Saúde (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
O Hemocentro também mantém em sua estrutura física o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) e o Banco de Células de Medula Óssea, sendo a instituição responsável pelo processamento e criopreservação das células tronco-hematopoéticas para os transplantes realizados para o SUS no DF.
Qualidade na Fundação Hemocentro de Brasília
Em 2023, a Fundação Hemocentro de Brasília busca nova certificação do Selo de Qualidade ISO 9001:2015. A auditoria está prevista para ocorrer no mês de agosto.
Paralelamente, o Hemocentro busca a acreditação internacional de qualidade da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB).
A busca pela excelência, porém, não se restringe às atividades técnicas. Em 2016, a FHB desenvolveu um projeto-piloto junto à Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) para gestão de riscos, nos moldes da ISO 31.000, sendo uma das primeiras instituições públicas do DF a desenvolver um plano de implantação de ações de controle de riscos.
Atualmente, a fundação está engajada em um novo projeto na área de integridade, novamente em parceria com a CGDF. Assim, consolida-se como referência não só na área técnica da hemoterapia e atenção aos pacientes portadores de coagulopatias hereditárias, como também na área de gestão pública.
Como instituição pública de saúde, a Fundação Hemocentro de Brasília é reconhecida pela população do DF pela excelência do atendimento e qualidade de seus serviços, contando com um índice de aprovação – bom e ótimo – de 96% dos usuários. Ainda assim, a FHB está sempre aberta a receber críticas e sugestões dos usuários pela ouvidoria, serviço que foi contemplado pelos órgãos de controle como um dos melhores do DF em 2017.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.