15/10/12 às 20h36 - Atualizado em 31/10/22 às 15h19

Hemocentro recebe certificação de qualidade

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) é a primeira instituição pública de saúde,  do Distrito Federal, a receber a Certificação ISO 9001:2008 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O selo avalia o Sistema de Gestão de Qualidade para o Ciclo do Sangue, é o reconhecimento do trabalho da FHB, que preza pela qualidade e segurança.00000297

A entrega do título foi o ponto alto da programação em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), nesta quinta-feira, na FHB.

O secretário adjunto de Saúde, Elias Miziara, exaltou a conquista do Hemocentro e agradeceu aos servidores e gestores da unidade: “Muito obrigado à FHB por colocar mais essa joia na coroa da Saúde”, disse. Já a diretora-presidente da FHB, Beatriz MacDowell Soares, dedicou o título, – entregue pela representante da ABNT, Waleska Carvalho – aos funcionários da FHB. “Esse selo de qualidade muito nos honra”, declarou.

00000298

Além de prestar homenagem aos doadores, o Hemocentro passa a oferece novos serviços com a inauguração do Laboratório de Biologia Molecular, responsável pelo uso da plataforma do NAT que realiza exames capazes de reduzir a janela imunológica para detecção do HIV e HCV, da hepatite C. Também foi lançado um serviço gratuito de transporte de doadores e pacientes com hemofilia da Rodoviária do Plano Piloto/Hemocentro/Rodoviária, de segunda-feira à sexta-feira.

O transporte sairá do Hemocentro a partir das 8h, em direção à Rodoviária, onde já tem um espaço reservado para estacionar, na plataforma inferior. Ao todo, serão 11 viagens por dia, cobrindo todo o período da manhã e da tarde”, explica a diretora-presidente.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reconhecer os milhões de voluntários que, ao doar sangue, salvam vidas e contribuem para a saúde do próximo.

00000299

A ISO (International Organization for Standardization) é um organismo formado como uma rede de institutos de normalização de 157 países, com sede na Suíça, e tem como objetivo estabelecer normas técnicas no âmbito internacional. Uma certificação como a ISO 9000 evidencia que o sistema de qualidade de uma determinada empresa está de acordo com os critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança nos processos.

00000300

Laboratório de Biologia Molecular

No Laboratório de Biologia Molecular é realizado o Teste de Ácido Nucleico (NAT, sigla em inglês). O novo procedimento permite detectar se um doador de sangue foi infectado recentemente pelos vírus da Aids ou hepatite C. Com a implantação desse exame, a janela imunológica – intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos – é reduzida  de 70 para 10 dias. No caso do HCV (vírus da  hepatite C) e de 17 para 10 dias, no caso do vírus do HIV. Isto significa sangue mais seguro.

A  implantação do teste, segundo Delvânia de Souza Lima, responsável pelo setor, foi feita de forma gradual para que fossem realizadas todas as adequações necessárias. “O processo foi iniciado no ano passado com a instalação e validação dos equipamento s”, informa ela. “Hoje estamos com dois equipamentos completos, em pleno funcionamento. Cada um deles é capaz de realizar até 552 exames por dia e o Ministério da Saúde designou a FHB para ser a responsável pelos exames do Centro-Oeste, o que deverá ocorrer em breve”, diz Delvânia.

O NAT é um grande avanço no quesito segurança,de acordo com Beatriz MacDowell, pois reduzirá o risco transfusional. Ele ressalta que a tecnologia foi desenvolvida no Brasil, o que significa uma evolução nos campos da hemoterapia e inovação tecnológica. Segundo a diretora da FHB, continua sendo importante uma boa triagem clínica, quando o doador deve ter consciência em passar as informações precisas, no momento da doação.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.