Governo do Distrito Federal
16/03/22 às 8h53 - Atualizado em 16/03/22 às 13h42

Hemocentro registra aumento de 73% em elogios na Ouvidoria

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A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) registrou um aumento de 73% em elogios recebidos na Ouvidoria ao longo do ano de 2021 em comparação com o ano anterior. Em 2021, o setor recepcionou 1.084 manifestações positivas de doadores e pacientes, o que representa 63% do total de comentários encaminhados durante o ano. Entre os temas mais recorrentes estão o atendimento durante a doação de sangue, agradecimentos nominais a servidores e o lanche do doador.

 

Além dos elogios, a Ouvidoria recebeu ainda 317 sugestões, 256 reclamações, 36 pedidos de informação, 20 solicitações e cinco denúncias. O total de manifestações aponta para um aumento de 36% em relação a 2020.

 

“A atuação da Ouvidoria é essencial para que o Hemocentro possa manter um serviço de excelência para toda a população do Distrito Federal, aprimorando os seus instrumentos de gestão a partir da participação popular”, explica o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

 

O número de elogios recebidos pelo Hemocentro representa 8,7% de todas as manifestações positivas registradas em toda a rede de ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF). A Ouvidoria da FHB possui ainda um índice de resolutividade de 76%, superando a meta de 70% estabelecida pela fundação para 2021.

 

O desempenho do setor foi reconhecido na 6ª edição do Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O Hemocentro foi premiado na categoria Comunicação Interna e Externa com a Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência da FHB.

II Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência

O Hemocentro promove, entre os dias 22 e 24 de março, a II Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência. Voltado para os servidores da instituição, o evento será realizado das 9h às 10h30, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), e contará com palestras de convidados sobre temas envolvendo integridade, assédio na administração pública e atuação da ouvidoria.

 

A abertura do evento será realizada no dia 22 de março, às 9h, com o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto. Em seguida, os servidores poderão assistir à palestra “Integridade no dia a dia”, com o fundador do Eticalizando, Antonio Carlos Hencsey. A conferência será transmitida on-line e ao vivo aos participantes do evento. O dia contará ainda com a palestra “Comissão de Ética da FHB”, com a servidora e integrante da comissão, Marcela Coelho.

 

No dia 23, às 9h, os servidores participarão da palestra “Assédio na Administração Pública”, com a chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), Michelle Heringer. Na quinta (24), o evento receberá a palestra “Ouvidoria e servidor público: como posso fazer parte?”, com a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, seguida do encerramento da semana, com o presidente da FHB.

A Ouvidoria

Integrante do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (Sigo-DF), implantado em 2012, a Ouvidoria do Hemocentro atua como um setor especializado. Sua equipe é responsável por receber e responder as manifestações – elogios, sugestões, denúncias e reclamações – de doadores, pacientes, servidores, estagiários e demais prestadores de serviço da instituição.

 

Além disso, as demandas registradas nas pesquisas de satisfação disponíveis para doadores de sangue, pacientes do Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias e servidores da hemorrede hospitalar pública do Distrito Federal também são inseridas no sistema OUV-DF e tratadas pela instituição.

 

É também a Ouvidoria a responsável por tratar pedidos recebidos por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) em relação aos assuntos de sua competência. A atuação da instituição no campo da transparência é reconhecida ainda pelo prêmio Índice de Transparência Ativa (ITA) da Controladoria-Geral do DF (CGDF), no qual o Hemocentro foi premiado nos últimos cinco anos (2017-2021).

Fale com a Ouvidoria

A Ouvidoria pode ser acionada presencialmente, pelo site OUV-DF ou pelo telefone 162. Por fazer parte de um sistema centralizado, o setor do Hemocentro é capaz de registrar demandas para quaisquer órgãos, secretarias ou administrações regionais do Distrito Federal.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

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