Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/18 às 13h15 - Atualizado em 10/01/19 às 14h27

Doação em grupo

 

Já pensou em reunir seus colegas de trabalho, o time da academia ou o grupo da igreja para promover uma boa ação? O Hemocentro de Brasília oferece transporte gratuito e material informativo para engajar grupos interessados em doar sangue e medula óssea.

 

Para isso, basta entrar em contato com a equipe de captação do Hemocentro para receber instruções de como organizar seu grupo, agendar a participação, conhecer recomendações para doar sangue/medula óssea e esclarecer dúvidas.

 

Você também pode participar de uma palestra no Hemocentro sobre doação de sangue. Clique aqui para conferir as próximas datas.

 

Núcleo de Captação

(61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447

(61) 9-9136-2495 (Whatsapp)

hemocentro@fhb.df.gov.br

 

Dúvidas mais comuns sobre a doação em grupo:

 

1. É preciso agendar?

Sim! É importante agendar e informar o número de doadores no grupo, para que o Hemocentro organize a escala de atendimento e para evitar que vários grupos cheguem ao mesmo tempo, causando grande espera. O agendamento é feito com o Núcleo de Captação.

 

2. O grupo tem senha preferencial?

Grupos não recebem senha preferencial. Esse atendimento é para idosos, pessoas com crianças de colo até dois anos, portadores de deficiência, doadores por aférese e fenotipados.

 

3. Quero solicitar transporte para meu grupo. Quais são os critérios?

O transporte está disponível para um grupo mínimo de 10 doadores e atende em qualquer localidade dentro do Distrito Federal, fazendo o trajeto de ida ao Hemocentro e volta ao ponto onde buscou o grupo. É vedado o transporte de menores de 18 anos, exceto jovens de 16 e 17 anos com autorização para doar sangue. Além disso, todos os passageiros devem ser transportados sentados.

 

4. Qual o melhor dia para a doação em grupo?

Os horários de menor movimento são de segunda a quarta-feira, pela manhã ou à tarde. Um grupo de 10 pessoas, por exemplo, leva no máximo duas horas nesses dias para passar por todo o processo de doação (do registro à coleta).

 

5. Posso fotografar a doação?

O registro individual de imagens é permitido. Vale destacar que, por questões de segurança, o acesso à sala de coleta é restrito aos doadores, mas pode-se solicitar que um servidor da instituição fotografe o doador. A Assessoria de Comunicação Social do Hemocentro também pode ser acionada para acompanhar fotógrafos ou fazer o registro para o grupo.

 

6. O que preciso para organizar uma doação em grupo?

  • Oriente seu grupo a respeito das condições básicas para doação de sangue e cadastro como doador de medula óssea;
  • Agende sua participação com o Núcleo de Captação e informe o número de pessoas do seu grupo;
  • Comunique qualquer problema ou alteração em seu grupo ao Núcleo de Captação.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.