Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/18 às 13h15 - Atualizado em 18/06/18 às 13h29

Doação em grupo

 

Já pensou em reunir seus colegas de trabalho, o time da academia ou o grupo da igreja para promover uma boa ação? O Hemocentro de Brasília oferece transporte gratuito e material informativo para engajar grupos interessados em doar sangue e medula óssea.

 

Para isso, basta entrar em contato com a equipe de captação do Hemocentro para receber instruções de como organizar seu grupo, agendar a doação, conhecer recomendações para doar sangue/medula óssea e esclarecer dúvidas.

 

Núcleo de Captação

(61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447

(61) 9-9136-2495 (Whatsapp)

hemocentro@fhb.df.gov.br

 

Dúvidas mais comuns sobre a doação em grupo:

 

1. É preciso agendar?

Sim! É importante agendar e informar o número de doadores no grupo, para que o Hemocentro organize a escala de atendimento. O agendamento é feito com o Núcleo de Captação.

 

2. O grupo tem senha preferencial?

Grupos não recebem senha preferencial. Esse atendimento é para idosos, pessoas com crianças de colo até dois anos, portadores de deficiência, doadores por aférese e fenotipados.

 

3. Quero solicitar transporte para meu grupo. Quais são os critérios?

O transporte está disponível para um grupo mínimo de 10 doadores e atende em qualquer localidade dentro do Distrito Federal, fazendo o trajeto de ida ao Hemocentro e volta ao ponto onde buscou o grupo. É vedado o transporte de menores de 18 anos, exceto jovens de 16 e 17 anos com autorização para doar sangue. Além disso, todos os passageiros devem ser transportados sentados.

 

4. Qual o melhor dia para a doação em grupo?

Os horários de menor movimento são de segunda a quarta-feira, pela manhã ou à tarde. Um grupo de 10 pessoas, por exemplo, leva no máximo duas horas nesses dias para passar por todo o processo de doação (do registro à coleta).

 

5. Posso fotografar a doação?

O registro individual de imagens é permitido. Vale destacar que, por questões de segurança, o acesso à sala de coleta é restrito aos doadores, mas pode-se solicitar que um servidor da instituição fotografe o doador. A Assessoria de Comunicação Social do Hemocentro também pode ser acionada para acompanhar fotógrafos ou fazer o registro para o grupo.

 

6. O que preciso para organizar uma doação em grupo?

O Hemocentro realiza um treinamento quinzenal que orienta os interessados a respeito das condições básicas para doação de sangue e medula, boas práticas para organizar um grupo e informações sobre como são os utilizados os hemocomponentes.

 

O representante do grupo, chamado de multiplicador no Hemocentro, é responsável por repassar as informações sobre requisitos para doação de sangue e medula, a fim de concentrar em seu grupo pessoas aptas e conscientes sobre as condições básicas.

 

O calendário de treinamentos programados até julho de 2018 está disponível abaixo. Agende sua participação no Núcleo de Captação:

 

TREINAMENTO DE MULTIPLICADORES DO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA
21 de junho 10h
11 de julho 15h
26 de julho 10h
15 de agosto 15h
30 de agosto 10h
12 de setembro 15h
27 de setembro 10h
10 de outubro 15h
25 de outubro 10h
14 de novembro 15h
29 de novembro 10h
12 de dezembro 15h

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.